quarta-feira, 14 de dezembro de 2011


A ARTE DE CHEGAR ATRASADO ÀS REUNIÕES DA IGREJA



Viajando por algumas partes do Brasil, tenho notado uma coisa em comum entre o povo de Deus. As reuniões começam sempre com um atraso de cinco minutos ou mais, e a razão é sempre a mesma: está faltando a maior parte dos crentes. A reunião começa bem desfalcada, porém quando chega no final , quase sempre todos os crentes estão em seu lugares, onde deveriam estar uns minutos antes do horário marcado.Têm alguns crentes que chegam atrasados por motivos justos e não podemos negar este fato, outros, às vezes, por um pequeno descuido; lá de vez enquando perdem a hora, mas o que é realmente preocupante, é que alguns já se acostumaram e parece que o chegar atrasado nas reuniões da igreja, faz parte de ums “status” e não pode ser diferente.Bem, sem duvidas, este é um assunto muito sério e delicado que devemos levar em consideração.Por que chegar atrasado nas reuniões da igreja? Embora a palavra relaxamento seja muito forte, creio ser a mais cabível aqui. Vejam que o crente, irmã ou irmão, tendo compromisso no emprego em uma firma; lá não chegam atrasados, pois em alguns casos leva uma bronca do patrão ou do encarregado e às vezes perdem o direito de receber o sábado e o domingo, e , dependendo da situação, podem até perder o emprego! O mesmo acontece na escola. Pais que tenham seus filhos na escola e estes estudam de manhã, pulam cedo da por exemplo quando tínhamos nossos três filhos na escola todos levantávamos às 6:30, para que exatamente às 7:15 eles saíssem de casa para que às 7:30 estivessem no pátio da escola, pois do contrario perderiam a aula. Nos caprichamos para não chegarmos atrasados no serviço porque não queremos levar bronca e nem perdermos dias e nem o serviço e quanto aos nossos filhos não queremos que eles percam a aula.A pergunta agora é esta: Se caprichamos para não chegarmos atrasados no emprego ou na escola, pelo simples fato de perdermos algumas coisas materiais, será que as coisas espirituais são menos importantes? Será que o Senhor não merece nosso melhor ou, quando muito, a nossa pontualidade nas reuniões da igreja? É de se admirar como alguns crentes menosprezam as coisas divinas.Em Lucas 22.14 diz: “chegada a hora, pôs-se Jesus à mesa, e com ele os apóstolos”. Temos aqui um exemplo muito precioso na expressão “chegada a hora” lá estava o Senhor Jesus com seus apóstolos para a celebração da páscoa e posteriormente a instituição da ceia do Senhor. Que bom seria se a igreja hoje observasse este principio! Porem, infelizmente, o que tem acontecido em nossas reuniões é que a hora chega, mas os crentes não. Devemos lembrar que o Senhor Jesus está presente em nossas reuniões e Ele não chega atrasado.A Bíblia adverte claramente em 1ª Corintios 14.40 “tudo porém, seja feito com decência e ordem”, creio que os ajuntamentos do povo de Deus deveria obedecer este principio e chegarem na hora ou até mesmo um pouco antes, pois chegar atrasado numa reunião é muito prejudicial à própria pessoa, à visitas e à igreja, como podem observar a seguir:a) PREJUÍZO PRÓPRIO – a pessoa que chega atrasada numa reunião perde o privilégio de louvar e adorar ao Senhor, através dos cânticos do inicio, perde muitas vezes avisos importantes, além disso, sua comunhão com Deus e com os irmãos fica imperfeita, visto que sua participação é sempre menor em relação aos demais.
b) PREJUÍZO À IGREJA – na verdade quem é mais prejudicada é a igreja, devido a falta de vozes, a igreja canta mal os primeiros hinos; creio que todos hão de concordar comigo
que quanto maior o número de participantes no cântico, mais bonito será e com isso, o Senhor que é digno de louvor, será honrado de maneira mais digna.c) PREJUÍZO AO PREGADOR – pior ainda é quando o pregador já está na frente pregando e os atrasados vão chegando é inevitável os barulhos e distrações de todos, atrapalhando grandemente que está à frente, pregando a Palavra.
d) PREJUÍZO AO VISITANTES – pensando nos visitantes descrentes os quais esperam dos crentes atitudes diferentes, porventura não sairão dali decepcionados, em ver o relaxo de alguns?
CONCLUSÃO:Finalizando desejo dizer que nossas atitudes servem de modelos aos outros, no entanto é necessário lembrar de que quando elas são positivas dificilmente será notada e seguida, mas quando são negativas é fácil de serem vistas e logo alguém se prontifica em segui-las. Quando um crente procura, com muito jeito, dar uma advertência, imediatamente recebe a resposta: Ah! Mas o fulano (a) faz assim também!Irmãos, leiam co cuidado este versículo de 1ª Corintios 10.32 “Não vos torneis causa de tropeço nem para judeus, nem para gentios, nem tão pouco para a igreja de Deus”.
Caso o leitor deseja de maior esclarecimento,

Severo Miguel de Oliveira 
Caixa postal 605 
Paranavaí – PR 
87701-970






Nenhum comentário:

Postar um comentário