quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A NECESSIDADE DA EVANGELIZAÇÃO 

Leitura: Mt. 28.18-20



Já estamos avançando a segunda década do século XXI. O arrebatamento da igreja aproxima-se cada vez mais, e ao nosso redor há milhares que estão sem a salvação.
Hoje em dia muito se tem falado sobre o assunto, artigos e livros são escritos com freqüência, e não poucas são às vezes que são promovidas conferências especificas para falar sobre a necessidade de evangelização, contudo, parece-nos haver pouca ação, tendo em vista a seriedade do assunto. Creio que podemos perceber o quão sério é deixarmos de falar das boas novas da salvação ao nosso próximo nas palavras de Deus a Ezequiel, cap. 3.18 “Quando eu disser ao perverso: Certamente, morrerás, e tu não o avisares e nada disseres para adverti-lo do seu mau caminho, para lhe salvar a vida, esse perverso morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue da tua mão o requererei”. Primeiro, porque se tratava de uma questão de vida ou morte e, segundo é porque Deus deu a ordem para o profeta e se ele não cumprisse o mandamento fielmente, dele Deus requereria, pois seria como culpado da morte do ímpio, pois sabia o que ia acontecer e deixou de avisar.
Ezequiel profetizava aos exilados de Israel que já (quando em sua terra) tinham ouvido muitas mensagens através de vários profetas e agora se encontrava debaixo da escravidão, e mesmo assim continuava rebelde (3.7). Isto se parece muito com o mundo em que vivemos, quando está escravizado por Satanás, e cada vez mais rebelde se afasta de Deus e morre nos seus pecados, indo para o inferno. Isso deve doer nossos corações, e nunca chegarmos a dizer no íntimo: “eu já preguei, fiz minha parte, eles não querem dar ouvidos, que vão para o inferno!”. Pergunto: Será que estes hoje são piores do que éramos, pois quantas vezes ouvimos o apelo do evangelho e rejeitamos, quantas vezes ouvimos o toque do Espirito Santo e endurecemos nossos corações? Que estejamos cientes de uma coisa, o Senhor Jesus comissionou-nos “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações...” (Mt. 28.19), “Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Mc. 16.15). Que não sejamos negligentes, mas como Paulo que sentia o peso dessa responsabilidade e escreveu “... pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” (1ª Co. 9.16)
Existem passagens chocantes no Novo Testamento que devem comover nossos corações, como por exemplo, Mc. 9.43-48 onde fala de seres humanos como nós serem lançados no fogo eterno, “onde não lhes morre o verme e nem o fogo se apaga”, outro exemplo é Ap. 20.10, 15 “O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre, onde já se encontram não só a besta como também o falso profeta; e serão atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos”. Mas o v.15 fala de seres humanos que serão lançados no lago de fogo eterno “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”, e com certeza estarão “atormentados de dia e de noite, pelos séculos dos séculos”.
Sendo assim, o incidente registrado em Mt. 14.15-16 poderá servir como desafio a todo crente quanto ao fazer URGENTEMENTE alguma coisa para as almas perdidas a fim de que elas sejam salvas:
(1º) O tempo “ao cair da tarde” – Meus irmãos, a dispensação da graça está chegando a seu fim, logo nosso Senhor vai tirar deste mundo Sua igreja, e muitos de nossos parentes, amigos e vizinhos vão ficar para trás sem salvação, o que significa para eles o começo de uma noite terrivelmente interminável.
(2º) O lugar“O lugar é deserto” – Que é uma figura deste mundo árido, em que a corrupção atinge todas as camadas sociais, os falsos mestres pregando de tudo, menos o evangelho salvador de Cristo, e os habitantes do planeta desiludidos com tanto comércio da Palavra de Deus.
(3º) À hora“e vai adiantada à hora” – Estamos percebendo, o dia da graça já está em seu declínio final, portanto não há mais tempo para, como servos do Senhor, e igrejas de Cristo, estarmos acomodados, olhando como que indiferentes a tudo que se passa; é preciso ação urgente.
(4º) Os discípulos e as multidões “despede, pois as multidões para que, indo pelas aldeias, comprem para si o que comer” – Logo a proposta dos discípulos parece ser a mais correta, ficar livres destas pessoas famintas, e propõem ao Senhor dispensá-los a fim de que eles próprios providenciassem seus alimentos, pois precisavam de pão. No sentido espiritual, as multidões diante de nós, ainda que elas não percebam isso, precisam do Pão da vida que é nosso Senhor Jesus Cristo.
(5º) O peso da responsabilidade – “... dai-lhes, vós mesmos, de comer” – Estou imaginando o susto que os discípulos levaram diante dessa ordem do Senhor, e até talvez, no momento não conseguiram entender nada, e fizeram em seus corações, admirados, a pergunta, nós?! Cada um de nós somos os responsáveis para levar às pessoas ao nosso redor, O PÃO DA VIDA, JESUS CRISTO.
(6º) Mas o que temos?“Mas eles responderam: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes”. Olhando para nós, percebemos diante de tamanha necessidade do mundo, o que temos é muito insignificante, é como que nada. Quem sabe alguém dirá: quem sou eu, nem sei ler, se eu tivesse a leitura eu evangelizaria, outro, eu faria muito se tivesse dinheiro, outro ainda poderá dizer, não posso fazer nada, pois estou no leito enfermo nem posso me levantar, outro ainda, não sei falar direito... etc. Ninguém salvo é inútil na obra de Deus, basta que disponhamos a pôr nas mãos do Senhor Jesus Todo-Poderoso, o que temos, e Ele, como no incidente acima, se encarregará de fazer o que não podemos fazer. Tínhamos em Paranavaí uma irmã que não sabia ler uma letra, mas de sua vizinhança ninguém que foi e vai para o inferno, será por culpa dela, pois o evangelho foi por ela pregado a todos. Conheci um irmão amado, que seu serviço no evangelho era distribuir folhetos e abrir a casa de oração e dar as boas vindas a todos, mas depois já velho, foi acometido de derrame e ficou na cama sem poder andar por mais de onze anos, contudo, lúcido ele testemunhava a muitos irmãos: “hoje Deus me colocou nessa cama, não posso mais sair e fazer o que sempre fiz na rua, porém me pôs aqui para orar em favor dos obreiros e da obra de Deus em todo o mundo”. Irmãos! na obra de Deus não há inúteis quando há a disposição de se colocar o que tem nas mãos d'Aquele que tem todo o poder nos céus e na terra.
Terminando de escrever, estou me perguntando: que efeito será que há de ter este artigo nas vidas dos irmãos, será mais um dentre muitos já existentes?! A resposta a esta minha pergunta, vai depender de... .

Vosso conservo no serviço do Senhor,
Severo Miguel de Oliveira
Caixa postal 605
Paranavaí – Pr.
87701-970

Nenhum comentário:

Postar um comentário