quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A POSIÇÃO DA MULHER NAS REUNIÕES DA IGREJA

Numa reunião da igreja, seja ela realizada num salão próprio, casa particular, ao ar livre etc, a mulher somente poderá orar tendo a sua cabeça coberta; isto não quer dizer em voz audível, pois, se ela assim fizer estará contrariando a ordem divina de 1ª Corintios 14.33-35; 1ª Timóteo 2.8-15, nas quais são claras que a mulher não deve falar audivelmente nas reuniões onde o homem esteja presente.
Como entender então 1ª Coríntios 11.5a “toda mulher que ora...”? Não necessitará muito esforço para você entender isto. Vamos supor que estamos numa reunião com dez homens e vinte mulheres, aí o dirigente pede para um irmão orar, nesse caso somente ele estará orando audivelmente, e todos os demais, homens, mulheres estaremos orando também, acompanhando-o com atenção e reverencia, falando nosso amém moderadamente. É nesse caso que a mulher estará orando Conforme 1ª Corintios 11. 5a, e para isso ela precisa estar com o véu na cabeça (29). Se for em uma reunião de oração aberta segue o mesmo princípio. A conclusão do que acabamos de dizer está no versículo 13 “julgai entre vós mesmos: é próprio que a mulher ore a Deus sem trazer véu ? ” Evidentemente que a resposta será não. Para entender melhor este versículo, permita-me citar um exemplo: Muitos anos atrás preguei o silêncio das irmãs em uma de nossas igrejas e após o término da reunião, estando à porta cumprimentando todos, chegou um irmão idoso e me disse: “não gostei dessa mensagem de hoje porque você disse que as irmãs não podem orar publicamente nas reuniões; quero sua explicação sobre 1ª Cor. 11.5a “toda mulher que ora..., como uma irmã ora numa reunião?”, nisto, sua esposa saía, então perguntei: a irmã orou na reunião de hoje?, ela respondeu “orei”, perguntei a ele, o irmão ouviu?, ele respondeu, “não”! eu também não, mas ela orou!
O ensino de 1ª Corintios 11.5b a mulher não deve profetizar sem o véu na cabeça: Profetizar não tem aqui o sentido de predizer o futuro, e sim o de transmitir os Oráculos de Deus (1ª Pe. 4.11), isto significa falar as revelações de Deus já escrita em Sua palavra. Neste sentido todo pregador hoje é um profeta, visto que ele transmite as revelações divina do passado, presente e futuro, tudo dentro da bíblia sagrada. Também ele profetizando (pregando), estará edificando, exortando e consolando (1ª Co. 14.3). Certamente que não será biblicamente permitido a uma irmã usar da palavra em uma reunião mista da igreja. Poderia se perguntar, quando é que uma irmã profetiza ? O serviço das irmãs nesse sentido é muito vasto, pois elas poderão ensinar senhoras e moças e crianças, desde que seja em lugar à parte onde não estiver presente o homem, e nesse caso, ela só poderá fazer esse trabalho se tiver com o véu na cabeça, pois se ela não tiver com a cabeça coberta, ela não terá autoridade para fazê-lo (1ª Co.11.10).
Quem sabe alguém poderia objetar dizendo alguns exemplos do V.T. como, por exemplo, Ana (1º Samuel 1.10-13, 27). Em primeiro lugar, não podemos confundir os assuntos do Velho Testamento que relacionava especificamente com a nação de Israel e com o Novo Testamento que mais se relaciona com assuntos da igreja. Sendo honesto, esse trecho sobre Ana respalda o ensino que demos acima, veja bem que Ana está orando diante do sacerdote Eli, porém não com voz audível (12), pois ele observou somente o movimento de seus lábios, e a razão está no versículo 13 quando o Espírito santo registrou “só no coração falava...não se ouvia voz nenhuma”, foi aí que Eli imaginou que ela estivesse embriagada. Nos versículos 26-28, ela não está nem orando e nem pregando, mas sim explicando a Eli quem ela era, e o cumprimento de seu voto a Deus.
Nestes pontos, muitos tem errado grandemente, alguns por lhes faltarem o conhecimento e outros por desobediência mesmo ao mandamento do Senhor. Nesse caso temos de nos aproximar da bíblia, pois ela é quem decidirá a questão, vejamos 1ª Co.14.33b-34a “como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam aladas nas igrejas; porque lhes não permitido falar”.  Não era de costume as mulheres falarem nas reuniões do povo de Deus, e o que acontecia em todas as igrejas dos cristãos era uma inteira submissão por parte das irmãs.
Notemos agora 1ª Coríntios 14.34b “porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei”. Deus não permite que as mulheres falem nas reuniões da igreja, e elas devem estar submissas como a lei ordena, e esta é muito clara em Números 30.3-5 “Também quando uma mulher, na sua mocidade, estando ainda na casa de seu pai, fizer voto ao Senhor, e com obrigação se ligar, e seu pai souber do seu voto e da obrigação com que se ligou, e se calar para com ela, então todos os seus votos serão válidos, e toda a obrigação com que se ligou será válida. Mas se seu pai lho vedar no dia em que o souber, todos os seus votos e as suas obrigações, com que se tiver ligado, deixarão de ser válidos; e o Senhor lhe perdoará, porquanto seu pai lhos vedou”, nesse caso quando ela estava na casa do pai a lei exigia que ela lhe fosse totalmente submissa, também quando ela se casasse, passava a ser submissa totalmente ao marido, conforme o mesmo livro de Números 30.6-8Se ela se casar enquanto ainda estiverem sobre ela os seus votos ou o dito irrefletido dos seus lábios, com que se tiver obrigado, e seu marido o souber e se calar para com ela no dia em que o souber, os votos dela serão válidos; e as obrigações com que se ligou serão válidas. Mas se seu marido lho vedar no dia em que o souber, anulará o voto que estiver sobre ela, como também o dito irrefletido dos seus lábios, com que se tiver obrigado; e o Senhor lhe perdoará”. A mulher, também era submissa com respeito ao sacerdócio levitico, será muito fácil notar que somente foi distribuído cargos públicos aos homens e nunca às mulheres. Com isso, Paulo fazendo menção da lei, O Espírito Santo quer nos ensinar neste tempo da igreja na terra, que a vontade de Deus ainda hoje, é que as mulheres estejam submissas nas reuniões da igreja, e cabe a nós simplesmente nos curvar perante Sua soberana vontade, sendo que Suas razões estão explicita em 1ª Timóteo 2.12-14. 11 (Revisada) “A mulher aprenda em silêncio com toda a submissão. Pois não permito que a mulher ensine, nem tenha domínio sobre o homem, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão”.
 Prezados irmãos e irmãs, esta não é uma questão de superioridade, inferioridade ou marxismo, mas sim de autoridade, veja que quando alguém está dirigindo-se audívelmente à igreja, pregando ou dirigindo uma reunião, ele é a autoridade daquele momento, pois os demais, homens e mulheres, o estão escutando e outro não poderá falar ao mesmo tempo, pois todos, neste sentido, lhe são submissos, o mesmo acontece, quando um irmão ora, ele fala a Deus representando toda a igreja, e todos os demais, devem estar orando silenciosamente em submissão e dizendo seu amém no momento certo. Pensemos bem, se uma irmã estiver usando audivelmente da palavra, ela estará numa posição de autoridade sobre os homens presentes que a escutam silenciosos e submissos ou, orando audivelmente ela estará representando toda a congregação e os homens em submissão ao que ela fala dizendo simplesmente, amém! Perguntamos: Com que base bíblica pode isso acontecer ?
Severo Miguel de Oliveira
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Dia 28/05/97


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