quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA

Leitura 1ª João 4.1

I – INTRODUÇÃO: Com este estudo, não temos como objetivo atacar a denominação religiosa “Católica Romana”, mas sim, o de esclarecer aos nossos ouvintes sobre o perigo de cairmos nas ciladas  do inimigo nestes últimos dias da verdadeira igreja na terra.
II – MUDANÇA DE COMPORTAMENTO:
Nestes últimos anos, tem havido uma notável mudança de comportamento na religião “católica romana”. Vamos sugerir apenas uns poucos exemplos como segue:
   1º – QUANTO A BÍBLIA SAGRADA – Relativamente há bem poucos anos atrás, era expressamente proibido aos seus adeptos ler e interpretar a Bíblia, sendo isto permitido exclusivamente aos seus sacerdotes. Lembro-me de um saudoso irmão em Cristo me contar que certa vez um crente passando por sua região, deixou emprestada uma Bíblia, que passou a circular entre a vizinhança, ficando por apenas um dia em cada casa. Nesta oportunidade, ele como estava desejoso de conhecer a Bíblia, recebeu-a em sua casa lendo-a quase que o tempo todo. Não demorou muito a notícia correu por toda aquela região chegando aos ouvidos do sacerdote responsável por aquela diocese. Imediatamente o referido sacerdote foi a região para que o povo confessasse o “grande pecado”. Se ao menos tivesse colocado a mão na Bíblia devia confessar e fazer penitência, pois do contrário, não teriam a vida eterna. Nosso referido irmão, naquela ocasião era católico praticante, contudo disse: “se for pecado ler a Bíblia, e se os que a lêem vão para o inferno, então irei para lá, pois não vou me confessar, e quero, é lê-la toda”. Não demorou muito tempo para que nosso irmão adquirisse uma Bíblia, e ao lê-la com meditação chegou ao pleno conhecimento da VERDADE e se converteu a Cristo recebendo – O como Salvador e Senhor.
De uns poucos anos para cá, a “igreja católica romana” mudou de tática, pois agora seus adeptos são incentivados a lerem a Bíblia, as mesmas que no tempo da INQUISISÃO, foram queimadas aos milhares juntamente com muitos dos seguidores de Cristo e leitores da Bíblia.
   2º – AS CHAMADAS “SANTAS MISSAS”: Também estas sofreram uma mudança radical, pois num passado não muito distante tais missas eram celebradas em LATIM, e o povo espiritualmente cego não compreendia nada. Agora, porém, mudaram sua linguagem e além disso passaram a usar a Bíblia, como também muitos dos cânticos chamados evangélicos, trazendo assim muita confusão às mentes dos menos esclarecidos.
III – LOBOS VESTIDOS DE OVELHAS
   1 -Tenho conversado com muitos chamados crentes, que estão maravilhados com essa mudança no catolicismo, achando que isso é uma “boa coisa”, contudo, estão se esquecendo das seguintes escrituras: 
      1º) Mt. 7:15 profetas disfarçados – Não existe nenhuma dúvida que esta forma de agir trata-se somente de um sutil modo de  disfarce para segurar seus adeptos e confundir alguns crentes.
      2º) 2ª Co. 11:4,13-15 ministros de satanás – Satanás se transforma em anjo de luz para enganar, e seus ministros, em ministros da justiça no mesmo propósito. Portanto o povo de Deus nos dias de hoje tem que compreender que o diabo é astuto em sua forma de agir.
3º) Paulo dá sérias advertências no encontro com os anciãos de Éfeso quanto ao futuro da igreja, que são verdadeiras para nós nestes dias do fim da dispensação da graça como ele disse: “eu sei que depois da minha partida, entre vós penetrarão lobos vorazes que não pouparão o rebanho, e que dentre vós mesmos se levantarão homens falando cousas pervertidas para arrastar os discípulos atrás deles”. (At. 20:28-30).
   2 - O verdadeiro motivo desta mudança no romanismo, não é vinda do Espírito Santo, mas sim de um espírito maligno e apóstata:
      1º) 1ª Tm. 4:1-2 Aqui se trata de uma profecia especificamente sobre os últimos tempos, quando alguns dariam créditos a “espíritos enganadores”, e por causa disso, é necessário que o povo de Deus se cuide, provando os espíritos para ver se procedem de Deus ou não.
      2º) 1ª Pé. 2: 1-3 Os homens estão preocupados não é com a salvação das almas, mas sim em segurar seus adeptos, e às custas destes aumentarem seus lucros vergonhosos, querem vender suas indulgências, seus livros e suas músicas.
1º) Jo. 4:1 É necessário neste tempo, mais do que nunca, provar os espíritos se são de Deus, pois o mundo jaz no maligno, por isso está cheio de espíritos enganadores. ( 1ª Jo. 5.19).
IV – PROVANDO OS ESPÍRITOS ( 1ª Jo. 4:1)
1-   A decadência moral e espiritual do catolicismo romano está em alta. Todos quantos, têm lido jornais, revistas ou assistindo reportagem na TV, têm percebido que o catolicismo está numa verdadeira falência, perdendo a cada dia inúmeros de seus adeptos para as religiões chamadas “evangélicas”. Está travada, neste caso, uma verdadeira guerra do “vamos ver quem consegue mais adeptos”. Para isso vale tudo, fazem da “massa humana”  verdadeiros “bonecos manipulados” e controlados pelo alto poder do hipnotismo e satanismo.
2-   O movimento carismático católico foi iniciado em 1967 em PITTSBURG nos EUA sem contudo obter muito êxito por causa da falta de apoio de seus superiores HIERÁRQUICOS. Porém tem ressurgido nestes últimos anos com muita força, ultrapassando até mesmo a vontade de muitos de seu líderes conservadores, que não aceitam essa inovação, por achá-la inadequada dentro dos princípios da própria “igreja católica”.
3-   Neste momento temos de provar os espíritos, e vamos fazê-lo:
    Será que tal movimento vem de Deus?
   1º) Culto idólatra – como pode o povo de Deus cultuar a Deus e os ídolos ao mesmo tempo? Logo a religião romana é ambígua, pois produz da mesma árvore dois tipos de frutos, e da mesma fonte dois tipos de água contrariando assim o princípio divino:
      a) Mt. 7: 16,21 Nosso Senhor Jesus deixou muito claro que isto é impossível, pois a árvore boa produzirá frutos bons, frutos compatíveis à vontade de Deus, como: “todo aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos céus...”
      b ) Tg. 3: 11-12 Tiago fazendo menção de frutos compatíveis aos crentes verdadeiros, pergunta: “como pode uma única fonte jorrar água de dois sabores?”, e mais “como pode árvores produzir frutos ao contrário de sua natureza?”, e aí ele conclui: “tão pouco fonte de água salgada pode dar água doce”, concluindo assim que a ambigüidade está fora dos propósitos de Deus. Ou produz uma coisa ou outra, como Deus em Sua palavra deixa claro Sua vontade:
   c) 2ª Co. 5:17 o verdadeiro crente quando nasceu de novo, se tornou numa nova criatura, tendo seu corpo habitado pelo Espírito Santo, passando a pertencer a Cristo 1ª Co. 3:16; 6:19. Como exemplo disto citamos os crentes de Tessalônica  que vivia na idolatria antes de conhecer a VERDADE, porém ao ouvirem a pregação do evangelho verdadeiro se converteram, como está escrito “...como deixando os ídolos, vos convertestes a Deus, para servirdes o Deus vivo e verdadeiro” (1ª Ts. 1.9).
   d) 2ª Co. 6:16-17 Neste versículo Paulo faz uma pergunta intrigante e desafiadora com respeito ao santuário de Deus (que é hoje o corpo daquele que nasceu de novo), com o santuário dos ídolos, ele pergunta: “que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos?”, obviamente que a resposta será, não há nenhuma ligação. Então no versículo 17 ele conclui: “... retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em cousas impuras; e eu vos receberei”.  A ordem divina é fugir da idolatria. (1ª Co. 10: 14).
   2 - Culto aos anjos – Cl 2.18 “ninguém atue como árbitro ,” contra vós afetando humildade ou culto ao anjos”  ( revisada) .
“J. Eadie observa: não sabemos exatamente como os anjos vieram a ser adorados, embora não ser difícil explicá-lo, quando observamos como o culto dos ”santos” têm se alastrado tão extensivamente em grande parte da cristandade” . Existem relatos pós-apostólicos que confirmam que a adoração dos anjos foi muito difundida. Exista um templo construído em honra ao arcanjo Miguel e ele foi adorado em Colossos por causa de um milagre supostamente realizado por ele. (Comentário Ricthie).
Hoje como nunca, estamos vendo essa prática contrária às revelações divinas sendo difundida, veja que foi alvo de reportagem em nossa cidade, a grande procura das imagens de anjos nas lojas, por ocasião do final deste ano.
Hoje uma grande porcentagem dos cantores de músicas chamadas sacras, estão cultuando aos anjos, quando estão em suas letras, afirmando verem anjos voando etc. Conforme Cl. 2:18 “humildade ou culto aos anjos, baseando-se em visões efetuando sem motivo algum na sua mente carnal”. Porque Deus quer que as atenções de seu servos sejam levadas a seu filho e não aos anjos ou qualquer outra criatura por mais importante que seja. Lembra-nos do monte da transfiguração, quando estava lá o Senhor Jesus, Pedro, Tiago, João e lhes foram apresentados Moisés e Elias, dois grandes vultos na história do povo de Israel, e Pedro cheio de entusiasmo e alegria disse ao Senhor Jesus: “...se queres farei aqui três tendas; uma será tua, outra para Moisés e outra para Elias”, assim ele, quem sabe até sem perceber, igualava o Senhor Jesus aquelas criaturas, e Deus não aceitou respondendo: “... Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo: a Ele ouvi”. Desviar a atenção do Senhor Jesus Cristo para qualquer outra criatura, é o mesmo que ofender gravemente a Deus.
Em 1ª Co. 11:10, tratando deste assunto com relação a reunião da igreja local,  Paulo fala da presença de anjos, neste caso dispensa qualquer revelação extra bíblia. Que vantagem dizer que tais seres celestes se fazem presentes numa reunião, sendo que já sabemos que eles ali estão? Mas o que o Homem gosta é como Paulo disse: ”baseando-se em visões... sem  motivo algum na sua “mente carnal “ ( Cl. 2.18)
      a) Falando do ministério dos anjos, o escritos aos Hebreus no cap. 1v14 pergunta, “não são todos eles espíritos ministradores enviados para serviços a favor dos que hão de herdar a salvação?” cuja  resposta não será outra, se não SIM.
      b) Após as visões que o apóstolo João teve no apocalipse, ele estava empolgado e chegou ao estremo de se prostrar  aos pés do anjo que lhe mostrou as visões, porém, tal anjo do Senhor não aceitou ser adorado indicou que ele o fizesse a Deus Ap.19:10; 22:8-9. Estamos certos de que anjos caídos recebem adoração com muito prazer, e não são outros que estão sendo cultuados hoje, não só no catolicismo romano, como em grande parte das igreja chamadas evangélicas.
   3 – O culto a Maria mãe do Senhor Jesus - Falta-nos tempo para falarmos do culto a Maria mãe de Jesus, que teve inicio no ano 431 AD. Antes dessa data os cristãos não veneravam a Maria. Meus amigos e irmãos, nesse tempo precisamos de muita vigilância e discernimento dos “espíritos” que a cada dia se manifestam de modos e formas diferentes.
V - PERDENDO A IDENTIDADE:
Há muito tempo o catolicismo romano, vem perdendo seu adeptos, e por causa disso, está perdendo sua verdadeira identidade. Sua identidade original era a  de ser completamente oposta aos crentes, ao ponto de pronunciarem seus anátemas contra eles, tratando-os como hereges. Hoje estão de mãos dadas, copiando os mesmos costumes de certos grupos evangélicos. Como exemplo notável disso, está no modo como o jovem  Marcelo (intitulado padre), que com seu carisma, tem ganhado uma popularidade fantástica entre jovens, crianças e velhos, até tem comovido o coração de muitos evangélicos que o considera como um “homem” de Deus. Não cremos em hipótese algum que seja esse moço um servo de Deus, mas sim um ser usado pelo inimigo das almas para trazer confusão. É um cego, como disse nosso Senhor Jesus, guiando outro cego (Mt 15:14), cumprindo assim a palavra de Pedro em sua Segunda carta capítulo 2:2 “e muitos seguiram as suas práticas libertinas, e, por causa deles será infamado o caminho da verdade”
Com estas idéias novas e atraentes, o catolicismo romano está a cada dia que passa, perdendo sua verdadeira identidade, parecendo mais a mais com o “povo crente”. Que Deus em sua graça nos livre de cairmos nesta cilada, e adotarmos seus costumes e idéias, antes pelo contrário ouçamos a voz do Espírito do Senhor dizendo-nos: “...retirai-vos delas, povo meu, para não ser cúmplices em seu pecados, e para não participados de seus flagelos; “. ( Ap. 18:4). 

Severo Miguel de Oliveira
Caixa Postal 605
87701-970 – Paranavaí – Pr.
((Estudo apresentado na rádio Cultura da Paranavaí nos dias 07 e 14 de Fevereiro de 1999))

Nenhum comentário:

Postar um comentário