terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Assistir as reuniões da Igreja hoje, é um peso para muitos Crentes

ASSISTIR AS REUNIÕES DA IGREJA HOJE,
É UM PESO PARA MUITOS CRENTES
Leitura hebreus 10.25

Os crentes mais velhos nos dão conta de que nos tempos em que eram mais novos para freqüentarem as reuniões da igreja era difícil por causa da locomoção precária, viaja­vam muitas vezes léguas a pé, ou sobre lombos de animais com todas as suas crianças.                                                                                                                                                                                                                                
A primeira vez que estive visitando o Estado do Amapá, em uma visita nossa a um ponto de pregação numa das ilhas do rio Ama­zonas, notei chegando uma mulher bem de idade e uma moça, ambas remavam uma pe­quena canoa. Perguntei-lhes se vinham de lon­ge, ao que me responderam: “faz duas horas que estamos remando, e serão mais duas para voltar”. Francamente me senti envergo­nhado, diante do que via e ouvia, e aquilo para mim foi como um desafio.
Certo dia alguém disse o seguinte: “Não tínhamos nada que exortar os crentes a freqüentarem as reuniões da igreja, cada um devia sentir que é seu dever e privilégio estar junto com o povo de Deus”. Ha uns anos atrás uma irmã me disse: “Quando somos do mundo, gostamos de estar e conversar com os do mundo, freqüentar o ambiente do mundo, mas depois de convertido qual é o prazer do crente, senão o de estar nas reuniões da igreja, e conversar com seus irmãos !”
Infelizmente, vivemos num tempo em que para muitos, freqüentar as reuniões da igreja já não é prioridade­ __ se tornou um peso __  mas sim, o serviço, assistir programas de te-levisão, lazer, atividades sociais é antes de tudo. Sabemos que há irmãos que de fato tem motivos justos para faltarem, pois são empre­gados e tem horas e escalas a cumprir, outros trabalham durante o dia e estudam à noite. Uma coisa é certa, Deus sabe de tudo (Sl. 139.1-4), e se for motivo justo, Ele mesmo justificará o crente, porém, se o motivo for outro Ele recobrará pois “de Deus não se zomba ” Gl. 6.7.
Para muitos, entretanto, ir na “igreja” uma vez por semana já está muito bom, porque ficar ouvindo estudos da bíblia todas reuniões é muito “chato”, o bom mesmo é um congresso
com muitas bandas, conjuntos musicais, corais etc, aí sim é que é gostoso. Meus irmãos, não são poucas as vezes que numa reunião se canta mais de uma hora, e quando passa a palavra ao pregador, ele e o seu auditório já se acham cansados. O estudo da Palavra está sendo posto em segundo plano, porque os crentes não estão gostando muito dos estudos bíblicos. Não será por esse motivo que hoje, as igrejas estão mundanas e sem uma estrutura espiritual ?
Prezado irmão e irmã, será que você já parou por um momento e refletiu sobre o quão pouco a gente se reúne dentro de um ano ? Vamos a uma breve consideração sobre isso: Um dia completo é de 24:00 horas, uma se­mana são 168:00 horas, um mês de 30 dias tem 720:00 horas, logo um ano normal é com­posto de 8.760:00 horas. Veja bem, um crente que assiste a 05 reuniões de 01:15 horas por semana (incluindo a ceia), ele conseguirá em uma semana assistir apenas a 06:15 horas de reuniões, ficando para ele gastar consigo, 161:45. Pense agora em um mês de trinta dias: Em quatro semanas o crente assistindo as cinco reuniões, vai conse­guir assistir em um mês somente a 25:00 horas de reuniões, ele ficará para gastar consigo mensalmente 695:00 horas. Pensemos agora dentro de um ano normal o que vamos conse­guir. Um ano tem cerca de 53 semanas e quando assistimos a 6:15 horas por semana, conseguimos assistir em um ano somente 331:15 horas, ficando para gastar consigo 8.428:45 horas. Para o crente conseguir assistir a tão poucas horas de reuniões em um ano, ele não poderá faltar em nenhuma, e nem chegar atrasado, doutra sorte, não conseguirá nem isso. Confesso
que diante deste cálculo fico envergonhado, percebendo que o tempo em que passamos em reuniões da igreja é real­mente muito pouco.
Finalmente, estes cálculos não tem como objetivo colocar uma regra, mas sim levar-nos a uma reflexão para que vejamos que não temos feito nada, ficamos com a maior parte do tempo para nós, e muitos são os que acham que é demais assistir a umas três ou quatro reuniões por semana, que muitas delas não ultrapassam mais de uma hora, e se o pregador passar um pouquinho “da hora” ai, ai ! Cremos ser hora de um despertamento e darmos prioridade aquilo que realmente preci­sa ter como os crentes primitivos que se reuni­am todos os dias (At. 2.46).

Severo Miguel de Oliveira
Caixa Postal 605
87701-970 - Paranavaí – Pr.
Paranavaí - Pr, 10/04/1997

Nenhum comentário:

Postar um comentário