quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Homilética (Parte 2 de 4) Treze Conselhos para os Pregadores


TREZE CONSELHOS PARA OS PREGADORES
1 – SEU OLHAR: O pregador deve olhar para toda a congregação, isto ajuda a obter mais atenção dos ouvintes.2 – HORÁRIO: O pregador deve respeitar o horário porque para uma boa mensagem não é preciso mais de 20 a 45 minutos. É melhor deixar a igreja com desejo de ouvir mais do que ter ficado cansada.
3 – VOCABULÁRIO: O pregador deve ser cuidadoso para não usar palavras baixas, até sem saber ou perceber, tomo a liberdade para exemplificar: “O negócio é mais embaixo”, “curto e grosso”, “ele chamou na catraca”, “tirou o seu da reta” etc. Todas estas expressões são comumente usadas por irmãos e até em publico, mas são IMORAIS.
Os Chavões devem ser evitados = Chavões são palavra que se repete sem perceber como exemplo o uso do “né” ou “não é verdade?”
Também deve ser evitado o copiar o que outros pregadores fazem ou dizem por achar aquilo bonito, por exemplo, a moda agora é durante e no final da mensagem o pregador dizer num tom de exclamação e forte “amém!” e alguns mais ousados dizem “amém igreja!”, assim, sem perceber obriga a igreja responder “amém!”. Não sei quem inventou isso, mas que está virando moda está. Coisas semelhantes a estas devem ser evitadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário