terça-feira, 20 de dezembro de 2011

O Uso do Ósculo

O USO DO ÓSCULO



Muitos hoje querem colocar como doutrina à igreja, certos tipos de saudações, como por exemplo: “paz do Senhor, paz de Deus, paz de Cristo, A Paz”; sem contudo examinar se de fato tem ou não fundamento bíblico. O que acontece, muitas vezes, é que as pessoas seguem cegamente certos costumes, pensando serem doutrinas bíblicas. Das saudações especiais usadas hoje, por algumas denominações, quero considerar o ósculo que para muitos é a saudação verdadeira. Vamos com cuidado examinar a questão: 
Ao examinar o assunto do ósculo, de imediato percebemos que era uma saudação usada comumente entre crentes e descrentes, como podemos perceber numa série de trechos da bíblia que comprovam o que acabamos de afirmar:
Saudação entre familiares:    
Primo e Prima ( Gn. 29.11) 11 Então Jacó beijou a Raquel e, levantando a voz, chorou.
Sogro e Genro ( Êx. 18.7 ) 7 Então saiu Moisés ao encontro de seu sogro, inclinou-se diante dele e o beijou; perguntaram um ao outro como estavam, e entraram na tenda.
Tio e Sobrinho - ( Gn. 29.13 ) Quando Labão ouviu essas novas de Jacó, filho de sua irmã, correu-lhe ao encontro, abraçou-o, beijou-o e o levou à sua casa. E Jacó relatou a Labão todas essas, coisas.
Avô e Netos ( Gn. 31,55 ) Levantou-se Labão de manhã cedo, beijou seus filhos e suas filhas e os abençoou; e, partindo, voltou para o seu lugar.
Sogra e Nora ( Rt. 1.9, 14 ) O Senhor vos dê que acheis descanso cada uma em casa de seu marido. Quando as beijou, porém, levantaram a voz e choraram. 14  Então levantaram a voz, e tornaram a chorar; e Orfa beijou a sua sogra, porém Rute se apegou a ela.
Pai e Filho ( 1º Sm. 10.33) Foi, pois, Joabe à presença do rei, e lho disse. Então o rei chamou Absalão, e ele entrou à presença do rei, e se prostrou com o rosto em terra diante do rei; e o rei beijou Absalão.  Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Lc. 15.20 Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou.
Irmãos ( Gn. 33.4) Então Esaú correu-lhe ao encontro, abraçou-o, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou; e eles choraram.
Saudação entre pessoas diversas:
Samuel e Saul ( 1º Sm.10.1 ) Então Samuel tomou um vaso de azeite, e o derramou sobre a cabeça de Saul, e o beijou, e disse: Porventura não te ungiu o Senhor para ser príncipe sobre a sua herança?
Davi e Jônatas ( 1º Sm. 20.41 ) Logo que o moço se foi, levantou-se Davi da banda do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram ambos, mas Davi chorou muito mais.
Absalão e o povo ( 2º Sm. 15.5 ) Sucedia também que, quando alguém se chegava a ele para lhe fazer reverência, ele estendia a mão e, pegando nele o beijava.
Davi e Barzilai ( 2º Sm. 19.39 ) Havendo, pois, todo o povo passado o Jordão, e tendo passado também o rei, beijou o rei a Barzilai, e o abençoou; e este voltou para o seu lugar.
Joabe e Amasa ( 2º Sm. 20.9) E disse Joabe a Amasa: Vais bem, meu irmão? E Joabe, com a mão direita, pegou da barba de Amasa, para o beijar.
Judas Escariótes e o Senhor Jesus ( Mt. 26.49 ) E logo, aproximando-se de Jesus disse: Salve, Rabi. E o beijou.
A mulher pecadora e o Senhor Jesus ( Lc. 7.38 ) e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.
Anciãos de Éfeso e Paulo ( At. 20.37 ) E levantou-se um grande pranto entre todos, e lançando-se ao pescoço de Paulo, beijavam-no.
38 entristecendo-se principalmente pela palavra que dissera, que não veriam mais o seu rosto. E eles o acompanharam até o navio.

Ao examinar estas listas, com exemplos de saudação com ósculo aprendemos que:

1º) Tratava-se de uma saudação comum, como é para nós no Brasil: O bom dia ou, boa tarde etc; sendo; às vezes, acompanhada de um aperto de mão ou um abraço.
2º) Sendo algo comum entre o povo, é lógico que seria usada pela igreja também; e pergunto :  Por que não ?
3º) O ósculo nunca é sinal de que há amor e comunhão, ou humildade e espiritualidade. Vejamos: Absalão usou o ósculo com fingimento. ( 1º Sm. 15.5-6 ). Joabe fez uso do ósculo para assassinar Amasa. ( 2º Sm. 20.9 ). Judas traiu o Senhor Jesus com ósculo identificando-O aos guardas ( Mt. 26.49 ). “... os beijos do que aborrece são enganosos”. ( Pv. 27.6 ).
Cremos que com estas passagens ficou fácil para entendermos a razão das exortações de Paulo e Pedro:
1 – Rm. 16.16 Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todas as igrejas de Cristo vos saúdam.
2 - 1ª Co. 16.20 Todos os irmãos vos saúdam. Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo.
3 - 2ª Co. 13.12 Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. Todos os santos vos saúdam.
4 - 1ª Ts. 5.26 Saudai a todos os irmãos com ósculo santo.
5 - 1ª Pe.5.14. Saudai-vos uns aos outros com ósculo de amor.
A saudação com ósculo era comum a crentes ou não, então naturalmente teria, naquelas igrejas, o ósculo como saudação normal e não exclusiva. O apóstolo Paulo ao escrever-lhes, os exortou a usar ósculo com santidade, pois podia ser que alguém o usasse impuramente. Pedro, por sua vez, a que usasse em amor ( caridade). Estas duas colunas neste assunto : santidade e amor, para não cair nos mesmos erros citados acima; esta era a verdadeira razão das exortações.
Aqui no Brasil temos uma saudação completamente diferente daquelas do oriente e o que Deus realmente requer de Seu povo é que nosso bom dia, boa noite, até logo etc. seja com santidade e amor. Querer exigir o modo de saudação oriental de uma igreja ocidental é cair em grave erro, não compreendendo as Escrituras Sagradas.
É oportuno observar que, dentre os exemplos do uso do ósculo, uma boa parte foi ao ar livre, perante pessoas descrentes, sem nada temer. A razão é muito simples : porque era uso normal entre todos, como o nosso caso hoje no Brasil, encontramos qualquer pessoa em qualquer lugar, seja ele crente ou não e a saudamos sem temor. Antes de converter a Cristo saudávamos a todos como o uso do país e não há motivo algum para mudar depois que convertemos, até pelo contrário, uma saudação diferente, aos crentes, estará em franca desarmonia com a Bíblia. ( Mt. 5.47 ). É conveniente que se compare este versículo com Atos 10.34 e Tiago 2.9. Ao verificarmos Romanos 16.1-15 vamos notar uma grande lista de nomes de pessoas crentes, a qual você examinando, cuidadosamente, perceberá nome de 18 homens e 08 mulheres e ao chegar no versículo 16 ele dá uma exortação excelente: “saudai-vos uns aos outros com ósculo santo”. Sendo santo não haveria a malícia e nem desconfiança. Desejo que seja observada a mesma frase em todas as passagens onde se faz menção do ósculo. Você verá que as colunas eram santidade e amor. Hoje aqueles que dizem saudar com “ósculo santo” é mentira pois existe sim o ósculo, mas não  santidade e nem o amor, existe sim malícia e a desconfiança. ( 1ª Co. 13.4-7 ).

Crédito ao irmão Ronald E. Watterson
Desejando o Livrete original com o tema “A SAUDAÇÃO” peça-o através do link http://www.sadoutrina.com

Compilado e adaptado por,
Severo Miguel de Oliveira
Caixa Postal  605
87701-970 - Paranavaí - Pr.
26/11/97

Nenhum comentário:

Postar um comentário