sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Eleições – EM QUEM VOTAR?

Eleições – EM QUEM VOTAR?
Leitura: Romanos 13.1-6
Prezados irmãos, o motivo que está me levando a escrever este breve artigo, é que aqui no Brasil a cada dois anos temos novas eleições, e, alguém assim escreveu: “Aproximam-se novamente mais um peito eleitoral, e mais uma vez o futuro da Nação está nas mãos de seus nacionais, que terão a responsabilidade e o dever de eleger os representantes...
Ao lermos esta frase destacando “... o futuro da Nação está nas mãos de seus nacionais”, no mínimo, isso deveria causar para nós certo desconforto e porque não, espanto? Pois o autor dessa frase, possivelmente não conhece a Bíblia a Palavra de Deus ou não crê nela. Ele acredita que nossos futuros governantes são frutos de NOSSAS ESCOLHAS chegando, alguns, dizerem que “a voz do povo é a voz de Deus”, o que é puro engano!
Não tenho a pretensão de criticar nossos governantes, mas, os canais de TV exibiram reportagens exclusivas voltadas para o tema “voto consciente”, que simplesmente quer dizer “inteligente”, ou “sabendo em quem você está votando” visando que a população escolha os melhores políticos para os representarem. Será que existem realmente melhores? Aqui paira muita dúvida, pois, nesses dias de propaganda eleitoral, todos são igualmente bons, mesmo que tenha uma enorme ficha suja, todos igualmente são “santinhos”.
Acredito que todo futuro está nas mãos de Deus, inclusive os futuros governantes em qualquer parte do mundo, por isso, não precisamos ficar demasiadamente preocupados, pois a Palavra de Deus nos garante que toda e qualquer autoridade é estabelecida por Deus tanto as boas quantos as más conforme Romanos 13:1 “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas.” A Palavra de Deus não deixa nenhuma sombra de dúvidas quando diz que não há autoridade que não proceda de Deus e as autoridades que existem foram por ele instituídas.
Vejamos alguns poucos exemplos dessa ação de Deus:
Uma das histórias mais contadas da Bíblia é a história de José o filho de Jacó. Sei que muitos livros e filmes procuram descrever a história, talvez, do maior governador que o Egito já conheceu, mas, vou apenas me limitar ao testemunho dele mesmo registrado em Gênesis 45:8-9 que diz: “Assim, não fostes vós que me enviastes para cá, e sim Deus, que me pôs por pai de Faraó, e senhor de toda a sua casa, e como governador em toda a terra do Egito. Apressai-vos, subi a meu pai e dizei-lhe: Assim manda dizer teu filho José: Deus me pôs por senhor em toda terra do Egito; desce a mim, não te demores.” Primeiro José diz que não foram seus irmãos quem o levou para o Egito, mas que foi Deus e que Deus mesmo foi quem o colocou nessa posição mais elevada em todo o Egito quando diz que foi posto por pai de Faraó, isto quer dizer que as decisões, tomadas por Faraó, antes de ser determinadas, primeiro passava por José e, ainda foi Deus quem o colocou como governador do Egito. Nesta história estamos contemplando Deus, em Sua Soberania, estabelecendo um governador para a preservação do Seu povo Israel e de outros povos quando se acabaram toda a provisão de alimentos, sendo que só o Egito tinha em abundancia.
Outro exemplo é o Nabucodonosor como segue em Daniel 2.37-38 “Tu, ó rei, rei de reis, a quem o Deus do céu conferiu o reino, o poder, a força e a glória; a cujas mãos foram entregues os filhos dos homens, onde quer que eles habitem, e os animais do campo e as aves do céu, para que dominasses sobre todos eles, tu és a cabeça de ouro.” No inicio do versículo 37 está claro que foi Deus quem conferiu ao grande imperador Nabucodonosor o reino com toda a sua grandeza e glória e um domínio sem precedente. Ao examinarmos a história desse rei, principalmente quando seu Exército destruiu completamente o templo, ou seja, a Casa de Deus em Jerusalém, parece impossível acreditar que um monarca tão mal assim fosse estabelecido por Deus. Mas foi isso mesmo! Se no caso de José como governador do Egito foi para benção e preservação do Seu povo, agora em Nabucodonosor é para o julgamento de seu povo Israel como mais tarde nos é contado no livro de Esdras 5:12 “Mas, depois que nossos pais provocaram à ira o Deus dos céus, ele os entregou nas mãos de Nabucodonosor, rei da Babilônia, o caldeu, o qual destruiu esta casa e transportou o povo para a Babilônia.” Foi Deus quem entregou a nação rebelde de Israel nas mãos do rei de babilônia, até esse rei é chamado por Deus de “meu servo”, isto quer dizer que Nabucodonosor cumpriu a determinação de Deus em juízo sobre os judeus (Jeremias 25:9; 27:6).
Outra passagem que vale a pena mencionar é a de Daniel 2.
Neste capitulo dois, temos à história do sonho que Nabucodonosor sonhou mas por mais que tentasse lembrar alguma coisa do sonho, não conseguia. A narração bíblica nos conta que em sua perturbação ele mandou chamar todos os que, supostamente, eram dotados de conhecimentos espirituais com base na feitiçaria e adivinhações, porém, em nada puderam ajudar o rei que se vendo desesperado e desiludido com seus conselheiros espirituais, decidiu mandar matar a todos os sábios de seu reino que também implicaria na morte de Daniel e seus companheiros. Daniel pediu um tempo e juntamente com seus amigos buscaram ao Senhor neste sentido e Deus o revelou não só o que Nabucodonosor sonhara mas também o significado do sonho. Quando Daniel recebeu de Deus a revelação ele adorou bendizendo a Deus como nos mostra nos versículos 20-23. Destes versículos quero destacar o 21 “é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes.” Este versículo nos deixa claro que é Deus quem remove e estabelece reis, ou seja, para nosso tempo é Ele quem estabelece presidentes, governadores e outros. O que o povo de Deus precisa é de CRER nesta verdade.
Acredito que há muitas outras provas bíblicas dessa mesma verdade, mas vamos ficar somente com estas, porém, temos em nossa era um exemplo disso estampada num homem, que aos olhos dos brasileiros, era a redenção do Brasil, me refiro ao Tancredo Neves, que disse na ocasião da campanha presidencial, que se tivesse 500 votos do seu partido (PDS), “nem Deus o tiraria da presidência da república”. “Os votos ele conseguiu, mas o trono lhe foi tirado um dia antes de tomar Posse”. Irmãos! Vamos lembrar-nos de Daniel 2.21 que é Deus quem remove e estabelece reis. Ele é O Soberano!
Quando eu escrevi a pouco que o povo de Deus precisa é de CRER nesta verdade é com base nas conversas que tenho tido com diversos irmãos (ãs) e das mensagens que tenho recebido em que fica claro uma preocupação demasiada sobre quem sucederá nosso presidente. Irmãos! Seja quem for eleito, este é Deus quem o colocará ali, INDEPENDENTEMENTE de meu e do seu voto. Acredita nisto ou não? Existe um vídeo de um famoso e bem conceituado “pastor” circulando na Internet, em que ele veemente implora ao povo “cristão” a não votarem em candidatos que, provavelmente, aprovarão leis que estão para serem votadas no Congresso Nacional. Na verdade são propostas imorais e ruins para todos, contudo, continuo insistindo que só vão ocupar os cargos aqueles a quem Deus determinar e ISSO NÃO DEPENDERÁ DE NOSSO VOTO. E, se estas ou outras leis, horríveis, tiverem de ser aprovadas, para nosso bem ou correção, isto é inevitável.
Em relação a estas coisas, qual deve ser a postura do crente em Cristo:
Biblicamente não somos exortados nem incentivados a nos metermos na política nem como candidatos e nem como partidários defendendo esse ou aquele candidato ou partido, pelo contrario, a palavra de Deus nos ensina, e devemos obedecer aos seguintes mandamentos (leiam os textos para sua melhor compreensão):
Romanos 13.1-6; Tito 3:1; 1ª Pedro 2.13-14 Devemos estar sujeitos as autoridades, inclusive pagando os impostos, porque elas procedem de Deus.
2ª Pedro 2.10-11; Judas 1:8 Não devemos falar contra as autoridades, como muitos, em especial, lideres religiosos. Isto não quer dizer que vamos concordar e aplaudir o que fazem de errado, pois concordar com o erro é uma coisa mas ficarmos gastando tempo e irritamo-nos falando dos governos, até com pessoas descrentes, não é a Santa vontade de Deus.
1ª Timóteo 2.1-4 Como crentes em Cristo devemos orar, entre outras, pelas autoridades constituídas para que venhamos a ter paz e podermos testemunhar do Evangelho pois Deus quer que todos sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da Verdade.
Finalmente:
Sei que com esse artigo, estou me expondo, pois muitos que vierem a lê-lo não vão concordar, mas acredito que tudo que apresentei está fundamentada nas Escrituras divinas inspirada pelo Espírito Santo e é o que vale. Em caso de duvida entre em contato comigo conforme os endereços abaixo.

Vosso conservo em Cristo,
Severo Miguel de Oliveira
Caixa postal 605
Paranavaí - Paraná
87701-970
E-mail: severomiguel.oliveira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário