segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

QUAL É A FÓRMULA DO BATISMO?

Qual é a fórmula certa para o batismo? Eis uma boa pergunta quando constatamos a confusão reinante em nossos dias em torno deste assunto.
 Quando nosso Senhor Jesus ordenou o batis­mo para os cristãos, Ele determinou que o fizessem em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19).
Mas como vivemos dias de muitas inova­ções em todas as áreas, das quais a espiritual não está isenta,  propomo-nos a apresentar o que nos parece ser o ponto de vista bíblico so­bre o assunto, com o intuito principal  de  es­clarecer  muitos cren­tes que, ao que parece, gos­tam quan­do surge algo novo. Nos últi­mos anos estamos vendo a entrada assus­ta­­­dora de muitas inova­ções nas igrejas. Há ho­­mens que estão modifi­can­do as or­dens do Se­nhor Jesus como se fos­sem coisas sem ne­nhu­­ma im­por­­­tância  e, de algum tempo para cá, es­tão ten­­­­tando impor outra fórmu­la a ser empre­gada no batismo.
Há muitos que di­zem que o correto é usar as palavras do Senhor Jesus em Ma­teus 28.19, acres­­cen­tan­­do, porém,  as pala­vras em­pre­gadas no ba­tis­mo referido em Atos 8.16. Outros exclu­em totalmente a ordem de Cris­­to e batizam somente em nome do Senhor Jesus.
Estes homens, em defesa de suas teorias, acrescentam pensamen­tos seus  ao que está cla­ro nos  textos bíblicos e  acabam caindo em con­tra­­di­­ção; não percebem, por exemplo, que três das quatro referências nas quais se baseiam (Atos 2.38; 8.16;10.48), são diferen­tes umas das outras e que seria nada menos que uma loucura proferi-las todas ao minis­trar-se um batismo.
Há uma explicação convincente da razão por que Pedro e Paulo ordenaram que os con­ver­­­tidos fossem batizados em nome do Senhor Jesus? Cremos que um simples exame dos tex­tos acima referidos nos convencerá que sim.
O apóstolo Pedro, em Atos 2.38, fala sobre o batismo para judeus convertidos, a quem  acusou pela rejeição e assassinato do Senhor. Aos tais ele ordena: “...Cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo...”.
O evangelho vai avançando e chega a Samaria, produzindo um resultado positivo na salvação dos samaritanos, sendo estes batiza­dos “em Nome do Senhor Jesus”.
O evangelho alcança os gentios e os  ­ pri­mei­ros converti­dos são Cornélio e os seus (At  10).  Após a con­ver­­são deles, Pedro manda que se­­jam  bati­zados “em nome do Senhor”  (v 48).  
Em Atos 19, Paulo chega em Éfeso e lá en­con­­tra uns doze homens crentes que haviam sido ba­­­­ti­za­dos apenas com o batismo de João. Estes ou­­vem os ensinos de Paulo e, como o texto bíblico nos informa, são batiza­dos “em nome do Senhor Je­sus”  (At 19.5). Há muitos que,   in­ter­pretando incorretamente  es­tas Escrituras, têm modificado a or­dem do Se­nhor Jesus quanto à fórmula a ser em­­pre­ga­da no batismo, ora diminuin­do ora acres­cen­­­­tan­­­­­do, na tentativa de justi­fi­car a sua argu­men­tação.
O que significa, en­tão, bati­zar alguém em no­­­­me do Se­nhor Jesus? Sig­­­­­­nifica tão so­men­te que estamos pra­ticando aque­­­­­­­le ato sob a autori­da­­de   de Quem o or­de­nou e da manei­ra como foi or­de­­nado. A fór­mul­a correta a ser empregada no batismo cristão já foi dada pelo Senhor Jesus em Mateus 8.19  — “... bati­zando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo”. O que for além disso não proce­de de Deus. As demais Escrituras, em Atos, sim­ples­mente estão indi­can­do que tanto os judeus sal­vos (2.28), quanto os samaritanos (8.16),  os gen­­tios (10.48) ou os discípulos de João, que ca­re­ci­am ser batizados com o batismo cristão para uma iden­ti­fi­ca­ção com Jesus Cristo (19.5), to­dos, sem exceção, estavam submeten­do-se ao ba­tis­­mo na autoridade dAquele que tem  todo o poder nos céus e na terra (Mt. 28.18). Por­tan­to, irmãos, não nos iludamos com as “novi­dades” daqueles que, na tentativa de jus­tificar as suas práticas, estão, com os seus acrés­­cimos ou d­imi­­nu­­i­­ções, distorcen­do  o ensino do Senhor Jesus Cristo.

Severo Miguel de Oliveira
Caixa Postal  605
87701-970
Paranavaí - Pr
22/02/97
PUBLICADO NO VIGIA & ORAI Nº 81

Nenhum comentário:

Postar um comentário