sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

COMO CONTRIBUIR PARA O ENFRAQUECIMENTO DA IGREJA ONDE NOS REUNIMOS?

COMO CONTRIBUIR PARA O ENFRAQUECIMENTO DA IGREJA ONDE NOS REUNIMOS?
1- Deixe de freqüentar assiduamente as reuniões da igreja - Quando a Bíblia diz: “não abandonando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”. (Hebreus 10.25).
2- Nunca convide alguém para as reuniões da igreja - Quando nosso Senhor Jesus diz: “Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas.  E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial”.  (Mateus 22.9-10).
3- Pare de testemunhar do evangelho à seus parentes, amigos, vizinhos etc. - Quando nosso Senhor Jesus ordenou: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura”.  (Marcos 16.15).
4- Não contribua financeiramente - Quando a Bíblia deixa claro: “Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; (Provérbios 3.9). “Um dá liberalmente, e se torna mais rico; outro retém mais do que é justo, e se empobrece” (Cap.11.24). “Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará, Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria”. (2ª Coríntios 9.6).
5- Pare de orar, principalmente uns pelos outros, e pela salvação de pessoas - Quando temos a ordem do Espírito Santo por meio de Paulo e Tiago: “com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho, pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar”  (Efésios 6.18 a 19).  “Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação. Confessai, portanto, os vossos pecados uns aos outros, e orai uns pelos outros, para serdes curados. A súplica de um justo pode muito na sua atuação”  (Tiago 5.16).
6 - Deixe de meditar sua bíblia diariamente -  Quando a Palavra de Deus nos fala de bons exemplos: “Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim. De sorte que muitos deles creram, bem como bom número de mulheres gregas de alta posição e não poucos homens” (Atos 17.11 a 12). “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita dia e noite”  (Salmo 1.1 a 2).
7- Procure deixar os serviços da igreja para os outros fazerem - Quando somos ordenados ao combate unido: “Somente portai-vos, dum modo digno do evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que permaneceis firmes num só espírito, combatendo juntamente com uma só alma pela fé do evangelho”;  (Filipenses 1.27).
8- Dê mal testemunho perante pessoas crentes e descrentes - Quando o Senhor Jesus diz o que somos para com todos: “Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte; nem os que acendem uma candeia a colocam debaixo do alqueire, mas no velador, e assim ilumina a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus”  (Mateus 5.14 a 16).  “Também é necessário que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em opróbrio, e no laço do Diabo”  (1ª Timóteo 3.7).
9- Procure com cuidado, todos os defeitos nos irmãos, e Fale deles à todos quantos puder, crentes e descrentes - Quando Tiago pelo Espírito Santo ordena: “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Quem fala mal de um irmão, e julga a seu irmão, fala mal da lei, e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Há um só legislador e juiz, aquele que pode salvar e destruir; tu, porém, quem és, que julgas ao próximo? “  (Tiago 4.11 a 12).

10- Chegue sempre uns cinco a dez minutos atrasado nas reuniões - Quando o apostolo Paulo diz:  “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”   (1ª Coríntios 14.40).
11- Procure conversar com o (a) companheiro (a) sentado (a) ao seu lado, durante a reunião - Quando o sábio Salomão diz da parte de Deus: “Tudo tem o seu tempo... há tempo para todo propósito debaixo do céu...; tempo de estar calado, e tempo de falar...” (Eclesiastes 3.1, 7)
12- Esconda seus pecados, não os confesse e nem os abandone - Apesar da advertência de Deus: “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Feliz é o homem que teme ao Senhor continuamente; mas o que endurece o seu coração virá a cair no mal”. (Provérbios 28.13-14). “Aquele que, sendo muitas vezes repreendido, endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura”. (cap.29.1). “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”  (1ª João 1.9).
13- Os pais devem deixar suas crianças bem à vontade, fazerem o que quiser durante às reuniões - Quando a Palavra de Deus diz: “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22.6).  “A estultícia está ligada ao coração do menino; mas a vara da correção a afugentará dele “       (v.15). “Não retires da criança a disciplina; porque, fustigando-a tu com a vara, nem por isso morrerá. Tu a fustigarás com a vara e livrarás a sua alma do inferno” (Cap.23.13-14).
14- Procure guardar bem, maus sentimentos e ódio de alguém, principalmente dos irmãos - Quando a Bíblia diz que devemos: “Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão” (Mateus 18.15).  “Aquele que diz estar na luz, e odeia a seu irmão, até agora está nas trevas” (1ª João 2. 9).
15- Se entregue ao mundanismo - Enquanto na Bíblia está evidente: “ensinando-nos, para que, renunciando à impiedade e às paixões mundanas, vivamos no presente mundo sóbria, e justa, e piamente”, (Tito 2.12). “Infiéis, não sabeis que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus” (Tiago 4.4).
Gostaria que cada irmão e irmã ponderasse bem nestes pontos e meditasse com oração nos versículos apresentados, permitindo cada um que O Espírito Santo trabalhe no seu coração, e vamos juntos trabalhar para o louvor, honra e glória de nosso Senhor Jesus, em beneficio das almas perdidas e fortalecimento da igreja,
vosso irmão em Cristo, e companheiro na causa do Senhor.
Autor desconhecido
Adaptado por
Severo Miguel de Oliveira,
Caixa Postal 605
87701-970 - Paranavaí - Pr.
25 de março de 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário